Páginas


sábado, 30 de junho de 2012

TIPOS DE PINTURAS



PINTURAS COM CANUDOS

MATERIAL: Papel comum, cartolina ou ofício; canudinhos de refrigerantes; guaches de cores variadas ( de preferência um pouco ralas, diluídas em um pouco de água)

TÉCNICA: Pingar várias cores de tintas sobre o papel, e soprar as gotas rapidamente com o canudinho, espalhando a tinta.


PINTURA ESPONJADA

MATERIAL: Papel branco; esponja; guache um pouco diluído.

TÉCNICA: Molhar a esponja no guache e ir batendo no papel, misturando várias cores. Experimente usar esponjas de texturas diferentes!

 
PINTURAS COM CARIMBOS DE LEGUMES

MATERIAL: Papel branco; legumes (batata, cenoura, quiabo, chuchu e etc); tinta guache de cores variadas

TÉCNICA: Cortar o quiabo ao meio. Os demais legumes, podem ser esculpidos de qualquer forma em alto relevo.Molhar o material esculpido na tinta e ir carimbando no papel. Essa técnica também tem um efeito muito legal se usarmos ao invés de legumes, rolhas de cortiça, e palha de aço. Experimentem!


PINTURA RASPADA

MATERIAL: Papel branco mais encorpado; guache ou anilina, pregos, pincél.

TÉCNICA: Arranhar o papel en qualquer forma desejada com o prego. Depois passe o guache dissolvido ou anilina em toda a superfície.

 

VITRAL COM PINTURAS SOPRADAS

MATERIAL: Papel branco mais encorpado; nanquim, canudos; 
giz de cera.

TÉCNICA: Respingar gotas de nanquim sobre o papel branco e ir soprando. Deixar secar. Colorir as áreas tomadas pelo encontro das estrias do nanquim com giz de cera, usando cores fortes e variadas.


PINTURA COM BARBANTE

MATERIAL: Papel branco, barbante, guache bem expesso com cores variadas.

TÉCNICA: Mergulhar pedaços de barbante no guache em cores variadas e ir fazendo composições sobre o papel. O cordão adere ao papel, fixando o desenho feito. Deixar secar. Podem-se usar diversas cores num só trabalho.
 
PINTURA COM FITA CREPE

MATERIAL: Papel branco, pedaços de fita crepe, guache ou anilina.

TÉCNICA: Vá colando os pedaços de fita crepe como preferir sobre o papel, depois cobrir tudo com a tinta ou anilina dissolvida. Deixe secar e retire os pedaços de fita crepe.

PINTURA COM PAPEL CREPOM

MATERIAL: Papel branco; retalhos de papel crepom de diversas cores; álcool

TÉCNICA: Colocar um pouco de álcool num recipiente de boca larga, molhar o papel crepom e ir deixando respingar sobre o papel. Fazer isso com diversas cores. Depois deixe secar. O resultado é um papel bem colorido, que pode ser usado para encapar cadernos ou embrulhar presentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário